- 1ª sessão de treinamento - peitoral, deltóide, tríceps braquial
- 2ª sessão de treinamento - dorsais, bíceps braquial, musculatura de antebraço
- 3ª sessão de treinamento - coxa, panturrilha, um dia de descanso (repouso)
- 4ª sessão de treinamento - reiniciar o microciclo
A finalidade deste tipo de parcelamento é agrupar, na mesma sessão de treinamento, grupamentos musculares com maior inter-relação entre suas ações. Com este procedimento, estaremos possibilitando uma melhor recuperação muscular, consequentemente, melhor adaptação. Podemos observar que os grupamentos musculares trabalhados na 1ª sessão de treinamento, só voltarão a ser exigidos com 72 horas de intervalo, tempo suficiente para a recuperação ampliada da musculatura.
O método do "puxe-empurre" está relacionado com os grupamentos musculares do tronco e dos membros superiores, ficando os membros inferiores separados numa única sessão, permitindo o tempo de recuperação previsto.
Este método consiste em trabalhar o grupo muscular deficiente em força, resistência, ou com desenvolvimento muscular inferior no início do programa, visando corrigir ou diminuir as diferenças existentes. "Os músculos estimulados no início do programa recebem melhor treinamento do que aqueles estimulados no final" (COSSENZA 1990), onde o nível motivacional é menos e o stress metabólico já se faz presente.
Se os deltóides são pouco desenvolvidos em relação aos outros grupamentos musculares, deve-se reservar para eles os primeiros exercícios do programa.
Exemplo:
- Exercício 1 - Desenvolvimento por trás
- Exercício 2 - Abdução dos braços com halteres
- Exercício 3 - Crucifixo inverso no puxador
OBS: Continuar o programa com outros exercícios visando novos grupamentos musculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário