quinta-feira, 2 de junho de 2011

A produção do Lactato


Quando a oxidação do lactato iguala sua produção, o nível sanguíneo de lactato se mantém estável, apesar de um aumento na intensidade do exercício e no consumo de oxigênio.

Em indivíduos sadios, porém destreinadas, o lactato sanguíneo acumula-se e sobe de maneira exponencial para aproximadamente 55% de sua capacidade máxima para o metabolismo aeróbico.

O acúmulo de Lactato é pressosto por uma situação de hipóxia (falta de oxigenação da musculatura) tecidual relativo. Em situações onde o metabolismo glicolítico predomina, a produção de nicotinamida adenina dinucleotídio (NADH – coenzima envolvida na transferência de energia) ultrapassa a capacidade da célula de arremessar seus hidrogênios (elétrons) através da cadeia respiratória, pois existe uma quantidade insuficiente de oxigênio ao nível tecidual.

O desequilíbrio na liberação de oxigênio e a subseqüente oxidação fazem com que o piruvato (substrato final da degradação da glicose; muito importante para a formação do lactato) possa aceitar o excesso de hidrogênios, resultando no acúmulo de lactato.

Em situações de repouso e exercício moderado também há produção de lactato. As adaptações musculares induzidas pelo treinamento aeróbico promove altos ritmos de renovação do lactato; deste modo, o lactato acumula-se para os níveis mais altos de exercício que no estado destreinado.

Outra explicação para o acúmulo de lactato durante o exercício inclui a tendência para a enzima desidrogenase lática (LDH) nas fibras musculares de contração lenta favorecer a conversão de lactato para piruvato. Portanto, o recrutamento das fibras de contração rápida com o aumento da intensidade do exercício favorece a formação de lactato, independentemente da oxigenação tecidual.

A produção e o acúmulo de lactato são acelerados quando o exercício torna-se mais intenso e as células musculares não conseguem atender às demandas energéticas adicionais aerobicamente nem oxidar o lactato com o mesmo ritmo de sua produção.



2 comentários: