Classificação Geral dos Métodos de Treinamento
Os Métodos de treinamento contra resistência em geral enquadram-se em duas categorias: Os alternado por segmento e os localizados por articulação. Normalmente essas duas metodologias básicas, são executadas nos treinamentos com pesos livres ou aparelhos.
Alternado por segmento - A montagem que segue a metodologia de alternância entre os segmentos corporais tem por objetivo evitar a fadiga muscular precoce. São recomentadas para s iniciantes ou alunos que possuam baixo condicionamento físico, consequentemente com maior suceptibilidade à fadiga muscular localizada. O método do circuito possui estas características, por ser um treinamento contra resistência de natureza essencialmente anaeróbica. Os curtos períodos de recuperação entre as repetições, possível exclusivamente pela alternância de segmentos, permitem maior participação do metabolismo aeróbio.
Este tipo de montagem pode visar uma articulação em especial, que se fará presente em maior número de vezes que outras, em um ou mais exercícios. Para cada exercício utilizando outra articulação corresponderá a um que utilizará a articulação referida.
Exemplo:
- Leg-press - Abdome - Supino - Abdome - Desenvolvimento - Abdome ...
Este tipo de montagem é denominada ALTERNADA POR SEGMENTO PRIORITÁRIA.
Localizado por articulação - As montagens de programa que seguem esta metodologia, completam todos os grupos e repetições do primeiro exercício antes de passar para o exercício seguinte. Ao se utilizar essa metodologia, os exercícios que atuam em grandes grupos musculares devem ser colocados primeiro durante a sessão de treinamento, porque um dos fatores mais importantes é que esses exercícios são básicos para o desenvolvimento da força. Além disso, são os exercícios que trabalham com os pesos mais elevados (intensidade) e devem ser executados antes do aparecimento da fadiga para se conseguir o máximo resultado. Segundo os indivíduos exercitados, o esforço de concentração mental necessário para a realização desses exercícios é muito grande. Realizá-los depois de ter concluído exercícios para pequenos grupos musculares reduz os níveis de concentração. Por fim, ao se alternar ou trabalhar primeiro exercícios para os pequenos grupos musculares, os músculos sinérgicos ou fixadores, importantes para a execução de uma técnica correta, entram em fadiga e aumentam o risco de lesão por dificuldade de manutenção da técnica.
Quanto mais concentrado numa regiao for o trabalho muscular, maior será o fluxo de sangue naquele local (hiperemia), a fadiga muscular ocorrerá mais rapidamente e a hipertrofia será maior em relação à montagem alternada por segmento. Os níveis de hiperemia tem sido relacionados com os níveis de hipertrofia.
COSSENZA, Carlos Eduardo. Musculação: métodos e sistemas. 3ed. Sprint. Rio de Janeiro. 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário