quinta-feira, 30 de junho de 2011

Exercícios Físicos x Inverno


Estamos no inverno e não é por conta do frio que devemos interromper o treinamento físico, certo?


Porém, os cuidados com o clima frio não podem ser esquecidos e modificações no treinamento são necessárias para que sejam reduzidos os riscos do acometimento por gripes, resfriados e até mesmo lesões.


Muitas pessoas evitam totalmente o frio exercitando-se em ambientes fechados durante o inverno. Aquelas que decidem continuar com o exercício ao ar livre não costumam correr um grande risco, pois o exercício faz com que o corpo gere calor.

O principal cuidado é com a exposição prolongada ao frio excessivo. A hipotermia é o grande risco, pois as baixas temperaturas favorecem a perda de calor corporal e o vento pode agrava essa perda.

A produção de calor corporal durante um exercício físico de moderado a extenuante é suficientemente alta para prevenir a hipotermia.


Durante a realização dos exercícios em dia muito frios, devemos levar em consideração alguns aspectos:

1-Aquecimento leve seguido por alongamento (5 à 10 min);

2-Desenvolvimento do ritmo um pouco mais leve que nos dias quentes, pois o organismo terá um processo mais gradativo de preparação para o ritmo ideal;

3-Hidratação adequada, pois, em dias quentes fica fácil de perceber a necessidade de ingerir líquidos durante a corrida, contudo, durante o frio, a temperatura baixa e o vento podem enganar o corredor;

4-Cuidar com o pós-treino, pois sua temperatura abaixará drasticamente e não seria ideal estar vestindo ainda a sua roupa úmida do treino.

Lembrando destes detalhes você poderá continuar seu treinamento de forma saudável e de dentro dos limites de seu corpo.


O importante é não parar.


Xô preguiça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário