terça-feira, 31 de julho de 2012

Refrigerante x Emagrecimento


Pesquisa realizada pela Universidade de Bangor (EUA) descobriu que os refrigerantes não só engordam as pessoas, mas também fazem com que seja mais difícil emagrecer.

11 pessoas, homens e mulheres, com cerca de vinte anos, participaram da pesquisa, que durou um mês e envolveu análise de sangue, tecido muscular e metabolismo corporal.

O que eles concluíram é que beber refrigerantes açucarados (assim como outras bebidas com alta concentração de açúcar) por apenas um mês muda o corpo permanentemente, tornando a perda de peso mais difícil.

Isso acontece porque a ingestão regular dessas bebidas altera a maneira como o corpo consome os substratos energéticos. Os músculos passam a “preferir” o açúcar como combustível, e o emagrecimento torna-se mais difícil. Este efeito, a longo prazo, pode elevar os níveis de glicose no sangue, causando o diabetes.
“Essa ‘preferência’ pelo açúcar reduz a capacidade de queimar gordura, além de tornar mais difícil para o nosso organismo lidar com o aumento do açúcar no sangue”, explica o cientista Hans-Peter Kubis.

“O que está claro é que o nosso corpo se ajusta ao consumo de bebidas açucaradas regularmente e se prepara para essa dieta alterando o metabolismo muscular através de atividade genética, incentivando adaptações insalubres nos genes, semelhantes às observadas em pessoas com problemas de obesidade e diabetes tipo 2”, comenta.

O açúcar, por si só, não aumenta nosso peso, mas sim a maneira como ele faz o nosso corpo armazenar mais açúcar. Sendo assim, qualquer bebida com alto nível de açúcar pode ser muito prejudicial à saúde.

Fonte: 
http://hypescience.com/refrigerantes-engordam-por-uma-razao-diferente-da-esperada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário